Impacto das Escolas de Gestão Compartilhada no IDEB do Distrito Federal
uma análise comparativa de 2007 a 2024
Palavras-chave:
escolas de gestão compartilhada, escolas cívico-militares, militarização, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE)Resumo
As Escolas de Gestão Compartilhada (EGCs) do Distrito Federal são uma política pública que une as secretarias de
Educação e Segurança Pública para melhorar os resultados educacionais em ambientes vulneráveis. Este estudo avalia o
impacto dessa intervenção no principal indicador de qualidade da educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB). O objetivo é analisar quantitativamente o desempenho de 16 escolas do programa, comparando suas trajetórias
antes e depois da adoção do modelo. A metodologia baseou-se na análise das séries históricas do IDEB de 2007 a 2024, utilizando modelagem de tendências para aferir as variações no desempenho. Os resultados indicam que 50% das escolas analisadas apresentaram melhora em sua tendência de desempenho, enquanto 18,75% registraram queda e 31,25% não possuíam dados suficientes para uma análise conclusiva. Notavelmente, observou-se também que, após a implementação do projeto, ao menos duas escolas do modelo passaram a figurar consistentemente entre as dez melhores do DF no IDEB do Ensino Fundamental II, um padrão não verificado no período anterior. Embora os desafios para a consolidação dos resultados persistam, os dados sugerem uma correlação positiva entre o modelo de gestão e a melhoria do desempenho acadêmico, oferecendo evidências relevantes para o debate e o aprimoramento de políticas educacionais no Distrito Federal.
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