Edições anteriores

  • Promptus: Revista Técnico-Científica do CBMDF
    v. 2 n. 1 (2025)

    Seis artigos foram cuidadosamente selecionados para compor a segunda edição da revista. A pesquisa sobre Saúde Mental dos Profissionais evidencia a necessidade urgente de políticas institucionais de cuidado que alinhem propósito e qualidade de vida no trabalho. Na mesma linha, a Análise Estatística das Tentativas de Suicídio em São Paulo demonstra o impacto positivo de estratégias de prevenção, dissuasão e abordagem humanizada no atendimento a ocorrências.
    No campo da prevenção de acidentes, o Estudo Técnico de Mangueiras para GLP esclarece normas e boas práticas para a prevenção de acidentes. Na temática da segurança institucional, o estudo sobre Segurança Orgânica no CBMDF aponta certas vulnerabilidades e indica caminhos para o aperfeiçoamento de uma cultura voltada para a segurança.
    Por fim, dois estudos projetam o futuro da nossa operacionalidade. O primeiro aborda a Avaliação das Competências em Produtos Perigosos, desenvolvendo uma análise crítica dos currículos de formação e sugerindo como paradigma um alinhamento com a norma NFPA 470, a fim de assegurar melhor nível de preparo para atendimento às emergências.
    O segundo aborda o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC), uma verdadeira evolução nos modelos tradicionais de planejamento estratégico, especialmente em instituições que lidam com riscos complexos, múltiplos cenários e alta imprevisibilidade — como os corpos de bombeiros e demais forças de resposta. Diferentemente de abordagens centradas apenas em recursos ou ameaças específicas, o PBC parte da identificação das capacidades essenciais necessárias à execução das missões institucionais em diferentes contextos.

  • Capa da revista

    Promptus: Revista Técnico-Científica do CBMDF
    v. 1 n. 1 (2024)

    Neste primeiro volume, apresentamos os artigos, os pontos de vista e as realizações de autores, seções administrativas e operacionais, além do próprio CBMDF com a participação de um artigo da nossa cairmã do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Aos autores dos artigos publicados aqui, nosso agradecimento pela confiança. Aos revisores e pareceristas, nosso profundo agradecimento pela disponibilidade. Aos demais envolvidos, nosso sincero abraço e reconhecimento em retorno aos seus esforços e dedicação.