Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
Diretrizes para Autores
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - Revista Técnico-Científica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
REGRAS GERAIS
Se você estiver interessado em enviar um manuscrito para a Revista deve observar as exigências da revista. Use o modelo de Carta de Apresentação e Termo de autorização para descrever sucintamente ao Conselho Editorial seu manuscrito.
Utilize o Template ABNT para compor o corpo do texto, sem identificação.
Certifique-se de remover todas as propriedades e informações pessoais dos arquivos destinados ao corpo do texto, tabelas, material suplementar, etc.
O trabalho deve ser:
- científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento nas seguintes áreas:
I - salvamento;
II - combate a incêndio;
III - prevenção contra incêndio e pânico;
IV - combate a incêndio urbano;
V - proteção ambiental;
VI - atendimento pré-hospitalar;
VII - perícia de incêndio;
VIII - defesa civil;
IX - segurança pública.
- inédito, ou seja, não pode ter sido publicado em outra revista.
- não deve estar sob avaliação em qualquer outro periódico.
- Os artigos não inéditos serão aceitos apenas quando seus conteúdos representarem uma contribuição inequívoca para o estado da arte das temáticas da Revista Técnico-Científica do CBMDF
Os arquivos devem ser enviados em formato editável de texto (.docx ou .odt), não devem ter agradecimentos, observações, dedicatória ou marcações (de revisão, autoria, dados personalizados etc.) que revelem autoria. Os anexos devem ser evitados: sua utilização poderá ser aplicada se for de extrema relevância do trabalho (ver item 2. Formatações)
1 TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES
A Revista Promptus publica artigos originais relacionados às diversas áreas relacionadas à atividade Bombeiro Militar. Os autores interessados em submeter manuscritos à Revista devem atentar para o cumprimento dessas normas.
No que concerne aos tipos de contribuição, a Revista Promptus aceita manuscritos que se enquadrem nas seguintes categorias:
a. Estudos Empíricos: trata-se de relatos de pesquisa original, com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura típica consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para a condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados). Esse tipo de contribuição deve ter entre 12 e 25 páginas, incluindo resumo em língua portuguesa, resumo em língua estrangeira e referências. Os resumos devem ter entre 100 e 250 palavras.
b. Artigos Teóricos: Trata-se de trabalhos baseados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentem uma nova teoria ou analisem uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou que demonstrem a vantagem de uma teoria sobre outra. Usualmente, os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. As seções podem variar como forma de busca de consistência. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto. Esse tipo de contribuição deve ter entre 12 e 25 páginas, incluindo resumo em língua portuguesa, resumo em língua estrangeira e referências. Os resumos devem ter entre 100 e 250 palavras.
c. Artigos Metodológicos: Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Esse tipo de contribuição deve ter entre 12 e 25 páginas, incluindo resumo em língua portuguesa, resumo em língua estrangeira e referências. Os resumos devem ter entre 100 e 250 palavras.
d. Resenhas bibliográficas: Devem ser revisões críticas de livros e publicações científicas, nacionais ou estrangeiras, que abordem temas de interesse da revista. A resenha bibliográfica deve ser uma contribuição teórica ou científica, capaz de resumir, analisar, comparar e emitir opinião sobre a obra em questão. Os autores de resenhas submetidas devem ter como objetivo fornecer uma análise informada e crítica da obra analisada. Resenhas de obras com enfoque gerencial ou exclusivamente técnico, bem como de livros-textos ou manuais, não serão priorizadas. Nessas situações, para garantir a relevância da resenha, a submissão deve ocorrer até 24 meses após a publicação da obra. Esse tipo de contribuição deve ter no máximo 5 páginas, incluindo r (a) Uma apresentação resumida da obra e do autor; (b) A contribuição da obra para o campo de pesquisa; (c) Uma análise detalhada das partes, seções ou capítulos em que a obra está organizada; e (d) A recomendação de público-alvo para a obra analisada.
2 FORMATO
Os arquivos deverão ser enviados exclusivamente pelo sistema de submissão da Revista da seguinte forma:
formato editável (.odt ou .docx), digitado em fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,5 cm, formato a4; título do artigo centralizado, em negrito e o subtítulo na mesma fonte, separado do título por dois pontos. Utilize o Template ABNT para compor o corpo do texto, sem identificação.
A sequência para artigos deve ser:
- Títulos do artigo (em português e em língua estrangeira): centralizados e em caixa alta. O título em língua estrangeira deve figurar em itálico.
- Resumos (em português e em língua estrangeira): espaçamento simples, tamanho 12, justificado. Deve ter, no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. O resumo em língua estrangeira deve figurar em itálico. É facultado o uso do inglês, espanhol ou francês.
- Palavras-chave (em português e em língua estrangeira): entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave nos idiomas respectivos, separadas por ponto e vírgula. Devem figurar após cada resumo.
- Corpo do texto: O corpo do texto é composto por 4 seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais ou Conclusões e Referências. A seção de desenvolvimento pode ser subdivida em outras seções.
- Referências: a normalização das referências é baseada na norma da ABNT NBR 6023:2023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As fontes devem ser apresentadas de forma completa. Os nomes dos periódicos devem ser descritos por extenso, sem abreviações. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e alinhadas à margem esquerda, conforme ABNT, com espaçamento simples nas entrelinhas e duplo entre as referências.
- Recomendações: Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023:2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520:2023), numeração progressiva das seções de um documento (6024:2012) e resumos (NBR 6028:2021), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.
- Todos os desenhos, fotografias, gráficos, mapas, quadros e tabelas devem conter título e fonte, sendo numerados e indicar os créditos. No caso de imagens que exijam autorização para reprodução, sua obtenção caberá ao autor.
- Ilustrações: devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, em boa resolução.
A sequência para resenhas deve ser:
- Uma apresentação resumida da obra e do autor
- A contribuição da obra para o campo de pesquisa
- Uma análise detalhada das partes, seções ou capítulos em que a obra está organizada; e
- A recomendação de público-alvo para a obra analisada.
O texto da resenha deve ter, no máximo, 5 laudas e ser formatado conforme as seguintes diretrizes:
- Em formato editável, digitado em fonte Arial, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,5 cm;
- A referência da obra analisada deve ser alinhada à esquerda e precedida pelo termo "RESENHA:";
- O texto deve ser enviado sem identificação dos autores.
- Notas de rodapé devem ser evitadas, a menos que sejam estritamente necessárias. As citações no corpo do texto devem ser colocadas entre aspas. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas, sem aspas, com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm à esquerda..
- As resenhas devem seguir as normas técnicas da ABNT para referências e citações. O manuscrito submetido deve ser uma contribuição original e preferencialmente inédita, não podendo estar simultaneamente em processo de avaliação para publicação em outra revista.
- Caso a resenha já tenha sido publicada, deve ser identificada ao final do texto com a expressão "Publicado originalmente como:" seguida da referência bibliográfica original.
3 AVALIAÇÃO
A avaliação dos artigos e resenhas submetidos será realizada pelo Conselho Editorial e por avaliadores externos ou internos cadastrados.
O Conselho Editorial e os avaliadores deverão expedir seus pareceres com o auxílio de um Barema disponível na página de web da Revista.
Os pareceres de avaliadores externos ou internos cadastrados serão homologados pelo Conselho Editorial.
Cada trabalho será analisado inicialmente pelo Grupo de Revisão, visando à observância da aderência do documento a uma das temáticas de pesquisa da Revista Técnico-Científica do CBMDF e o enquadramento às normas para publicação.
Atendida a avaliação preliminar, o manuscrito será enviado a 2 avaliadores-pareceristas sem a identificação dos autores. Os avaliadores serão selecionados a partir das habilitações e interesses, recebendo os manuscritos sem identificação e promovendo, consequentemente, uma avaliação por pares "às cegas".
Os documentos submetidos poderão receber os seguintes pareceres dos avaliadores-pareceristas:
I - "aceitar para publicação";
II - "aceitar para publicação, com recomendação de correções";
III - "não aceitar para publicação".
Havendo discordância entre os dois avaliadores-pareceristas, um terceiro avaliador- parecerista será convidado a analisar o manuscrito.
Os artigos não inéditos serão aceitos apenas quando seus conteúdos representarem uma contribuição inequívoca para o estado da arte das temáticas da Revista Técnico-Científica do CBMDF.
O Conselho Editorial responderá ao(s) autor(es) quanto à avaliação para publicação no prazo máximo de 120 dias, contados da data de submissão do documento.
Havendo recomendação de adequações, o prazo para avaliação é de 30 (trinta) dias a contar do envio do novo documento.
Para mais informações, consultar os editores através do e-mail: promptus@cbm.df.gov.br
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.